No dia 23 de junho, foi realizada no Ginásio da Escola Municipal Rafaela Pizetti Suppi, em Celso Ramos, a XII Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, promovida pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência Social e a Prefeitura de Celso Ramos.
.
Com o tema “Fortalecendo o Sistema de Garantia de Direitos e a Democracia Participativa”, o evento reuniu representantes do poder público, conselhos, profissionais da rede de atendimento, entidades, famílias, crianças e adolescentes para debater ações e propostas voltadas à promoção e garantia dos direitos da infância e adolescência.
.
A programação contou com palestra sobre a temática da conferência, proporcionando momentos de reflexão e diálogo sobre a importância do fortalecimento das políticas públicas e da participação da sociedade na construção de uma rede de proteção cada vez mais eficiente.
.
Na sequência, os participantes foram divididos em grupos de trabalho para discutir os seis eixos temáticos da conferência. Cada grupo debateu propostas e apontou prioridades relacionadas aos desafios e avanços na garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
.
Após os debates, as propostas foram apresentadas e submetidas à votação em plenária, sendo definidos os eixos prioritários que representarão as demandas do município nas próximas etapas do processo conferencial.
.
Encerrando a conferência, foram eleitos os delegados que representarão o município de Celso Ramos na Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para 2027, levando as propostas construídas de forma democrática durante o encontro.
.
A XII Conferência reafirmou o compromisso de Celso Ramos com a proteção integral das crianças e dos adolescentes, fortalecendo a participação social e a construção coletiva de políticas públicas que garantam direitos, oportunidades e um futuro melhor para as novas gerações.